Nossas Ideias

Queremos colocar Porto Alegre de volta nos trilhos. Com a força da juventude e a experiência de já trabalhar no SUS há quase quatro anos, temos ideias inovadoras e possíveis para transformar nossa cidade.

Dia 2 de outubro, é Dr. Marcelo na Câmara, 50555, e Luciana Genro na Prefeitura, 50!

  • Saúde: há muito o que fazer pela saúde da cidade. Precisamos focar de verdade na Atenção Básica e utilizar de estratégias inteligentes para expandir a rede, como a integração das residências e universidades aos postos de nossa cidade. Queremos, com Luciana, estabelecer um sistema de tele-atendimento gratuito para orientações de saúde, como já ocorre em outros países como Inglaterra, Portugal e Canadá, diminuindo a necessidade de ida aos postos de saúde.
  • Segurança: Porto Alegre tem proporcionalmente mais homicídios que São Paulo e Rio de Janeiro. A Prefeitura não investe na pasta, com a desculpa de que é tarefa do Estado. Mas cuidar da segurança é tarefa também do município. Defendemos uma política de segurança preventiva, que não se foque apenas na punição e que não deixe os jovens caírem nas mãos do tráfico. Como na saúde, prevenção é o melhor remédio!
  • Comunidade LGBT: o Brasil é um dos países que mais mata LGBTs no mundo por crimes de ódio. É na cidade que LGBTs sofrem preconceito e violência, por isso cabe aos seus gestores tomar medidas para modificar essa realidade.
  • Tradições de Matriz Africana: a cultura de matriz africana vem sofrendo inúmeros ataques. Uma cultura de resistência, que foi perseguida ao longo de séculos de escravização e após a “abolição”. Seremos linha de frente na defesa da liberdade de crença e de não crença em Porto Alegre.
  • Habitação: na nossa cidade, 350 mil pessoas vivem em áreas sem regularização fundiária – cerca de 25% da população. Entendemos moradia digna como um direito humano básico que não pode ser ignorado pelos gestores. Lutaremos ao lado das comunidades de ocupação pelo direito à moradia!